Batizado em 7 de julho de 1807 na Capela de Sant'Anna do Bandeira, em Ressaquinha/MG, então filial da Igreja Matriz de Barbacena, filho de Antonio José da Costa e de Maria Luisa do Carmo.
Casou-se com Porcina Angélica de Jesus, nascida por volta de 1815, filha de Francisco Antonio Gomes e de Tereza Rosa de Jesus. No Mapa da População do Distrito de Capela Nova de Nossa Senhora das Mercês do Cágado de 1831, aparecem casados e vivendo na casa de Francisco Antonio.
Pedro e Porcina não tiveram filhos, mas deixaram seus bens, em testamentos, para familiares, conhecidos e alguns escravos.
"Também em Mar de Espanha, em maio de 1866, Pedro Marçal da Costa registrou em testamento suas disposições de última vontade. Casado e sem filhos, fazendeiro e senhor de escravos, distribui seus bens entre os familiares e alguns conhecidos. Como tantos outros senhores escravistas, Pedro Marçal não deixou de fazer alguns legados a favor de seus escravos. Anos mais tarde sua viúva, Porcina Angélica de Jesus, também faria legados aos escravos do marido e aos seus próprios, deixando-lhes um pedaço de terra. "
Guimarães, Elione Silva - Camponeses Negros na Zona da Mata Mineira (Juiz de Fora e Mar de Espanha, 1850-1920)
Fonte:
- Pesquisa documental e de campo realizada por Sandra Mara Albuquerque Bossio.
- Registro de batismo de Pedro Marçal da Costa - Family Search
- Pesquisa documental e de campo realizada por Sandra Mara Albuquerque Bossio.
- Registro de batismo de Pedro Marçal da Costa - Family Search
Nenhum comentário:
Postar um comentário